Jericoacoara
Quem conhece Jericoacoara não esquece jamais.

Jeri, como é chamada pelos habitantes locais, é uma pacifica vila de pescadores situada entre lagoas de água doce, cristalinas e azuis, mar calmo e enormes dunas de onde é possível admirar o pôr-do-sol, na costa Oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 3 graus abaixo da linha do Equador e a 300 km de Fortaleza, foi eleita pelo jornal "Washington Post" como uma das 10 praias mais belas do mundo. 

O vento constante de julho a janeiro e com 320 dias de sol por ano, Jericoacoara é um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes náuticos tais como windsurf, kitesurf, surf, kayak e S.U.P..

Jericoacoara está localizada em uma APA - Área de Proteção Ambiental - desde 1984. Em 2002 o IBAMA transformou toda a região num Parque Nacional, trazendo muitas restrições para novas construções e maior controle em sua preservação.

O nome quer dizer buraco das tartarugas, uma referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Algumas pessoas dizem que o nome vem da serra do Serrote, que tem o formato de um jacaré deitado, ou, numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, transformando-se, com o passar do tempo, para o atual.